Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura(Setesc), Marcelo Miranda, participou de um evento no Palácio Popular da Cultura, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, onde falou sobre a importância da Rota Bioceânica e os impactos que ela trará para Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Rádio Difusora, ele destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento da economia, do turismo, da cultura e do esporte na região.
A equipe da Difusora FM está em Campo Grande realizando visitas na Assembleia Legislativa, no Governo do Estado e em outras localidades. A diretora do grupo Difusora de Comunicação Maria Cândida também está presente nessa agenda, reforçando o compromisso da emissora com a cobertura dos principais eventos do estado.
Integração e desenvolvimento através da Rota Bioceânica
Miranda ressaltou que a rota não se limita apenas à logística e infraestrutura, mas também promoverá uma integração cultural e esportiva sem precedentes entre os quatro países envolvidos. “Será uma rota turística incrível, mudando o perfil do fluxo turístico e impactando positivamente nosso intercâmbio cultural e esportivo”, afirmou.
Preparação e qualificação para novas oportunidades
O secretário destacou que a secretaria tem se empenhado na qualificação da mão de obra para que a população sul-mato-grossense possa aproveitar ao máximo as oportunidades geradas pela nova rota. “Nosso objetivo é garantir que os empregos e oportunidades sejam direcionados para os profissionais do estado. Na cultura, estamos investindo na qualificação de artesãos e criativos para que possam se beneficiar desse crescimento”, disse.
Três Lagoas no caminho do desenvolvimento
Questionado sobre o papel de Três Lagoas nesse contexto, Marcelo Miranda destacou o crescimento da cidade e a possibilidade de implantação de fundações municipais para cultura, esporte e turismo. “Três Lagoas está no caminho certo, e a recente mudança na gestão da secretaria, com a escolha do professor Hulk para liderar o setor esportivo, trará muitos avanços”, disse.
Ele também enfatizou a necessidade de revitalização de espaços esportivos, como o Ginásio, Madrugadão, para torná-los modernos e funcionais. “Já estamos discutindo com a nova gestão a revitalização desse espaço tão importante para a cidade”, completou.
Fomento à cultura e possibilidade de um grande festival em Três Lagoas
Marcelo Miranda destacou os investimentos em cultura por meio da Lei Paulo Gustavo, que captou R$ 27 milhões para o estado, e do Plano Nacional Aldir Blanc, com mais R$ 20 milhões disponíveis. “Temos diversos editais abertos, e é fundamental que os trabalhadores da cultura fiquem atentos para aproveitar essas oportunidades”, afirmou.
Sobre a possibilidade de Três Lagoas receber um festival de grande porte, o secretário demonstrou apoio à ideia. “Temos grandes festivais como o Festival de Inverno de Bonito e o Festival América do Sul em Corumbá. Acreditamos que Três Lagoas tem potencial para sediar um grande evento cultural que celebre sua história e identidade”, destacou.
Carnaval e perspectivas futuras
O secretário também comentou sobre o lançamento do Carnaval de Mato Grosso do Sul, que já ocorreu em Corumbá e Campo Grande, com apoio a diversos municípios. “O estado foi um exemplo na execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo e seguimos comprometidos em fomentar todas as manifestações culturais”, concluiu.
Confira a entrevista: