Com 26,4 quilômetros de extensão, o novo contorno viário de Três Lagoas foi planejado para retirar o tráfego pesado do perímetro urbano e aliviar o trânsito na cidade, que tem localização estratégica para o comércio, ligando Mato Grosso do Sul com o Estado de São Paulo, pela ponte sobre o Rio Paraná.
O projeto de construção do novo anel viário está orçado em mais de R$200 milhões e teve inicio em 2012, com estudos de viabilidade, análises dos trechos que exigiriam pontes e viadutos e a realização de desapropriações de áreas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 0 novo contorno terá três viadutos, uma ponte, três passagens de nível e vai ligar as BRs 158 e 262.
Atualmente, todo o tráfego de veículos pesados passa praticamente dentro da área de urbana de Três Lagoas, pelo atual anel viário, construído no final dos anos de 1980, quando a cidade tinha apenas cerca de 60 mil habitantes, menos da metade dos dias atuais, quando o município passa dos 130 mil habitantes, segundo dados levantados pelo último Senso do IBGE, em 2022.
BR-419: outra prioridade no orçamento federal para 2025 em MS
O Governo Federal também priorizou no orçamento, a construção do corredor logístico da BR-419, no trecho entre as cidades de Rio Verde e Aquidauana. Rodovia estratégica para o desenvolvimento do Estado, porque conecta regiões vitais e após a reestruturação, ampliará o escoamento de produtos, o transporte de pessoas e até o turismo.
As obras já foram iniciadas pelo DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e já tem parte da estrada pavimentada. Assim, o projeto avança em direção à Aquidauana, para se tornar uma alternativa de ligação eficiente entre as regiões norte e oeste, de Mato Grosso do Sul, desafogando o tráfego nas BRs 163 e 262. A BR-419 ainda atravessa áreas próximas ao Pantanal, passando pela cidade de Rio Negro e pelo distrito de Taboco, o que valoriza o potencial turístico e logístico do Estado.