Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu um alerta importante nesta quarta-feira (7) sobre os medicamentos que devem ser evitados em casos de suspeita da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o início deste ano até a última segunda-feira (5), a dengue causou 36 mortes em todo o país.
O presidente da SBI, Alberto Chebabo, em entrevista à Agência Brasil, destacou que o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, está entre os medicamentos não recomendados. Ele explicou que o AAS afeta as plaquetas, e como a dengue já causa uma queda dessas células sanguíneas, seu uso não é aconselhável. Além disso, os corticoides também são contraindicados na fase inicial da dengue.
O tratamento da dengue, segundo Chebabo, foca no alívio dos sintomas, uma vez que não existe um antiviral específico para a doença. Ele ressaltou que é importante buscar orientação médica ao primeiro sinal de sintomas, que incluem febre, vômito, dor de cabeça, dor no corpo e erupções avermelhadas na pele. Recomenda-se que a pessoa não se automedique e procure um posto médico para avaliação adequada e, se necessário, realização de exames clínicos e laboratoriais para monitorar a evolução da doença. Os casos devem ser encaminhados às unidades de pronto atendimento (UPAs) e às clínicas de família.
Com informações da Agência Brasil.
Letícya Guimarães.