Eliane Freitas
O espaço foi pensado e planejado para oferecer conforto, acolhimento e tranquilidade às mulheres lactantes que são atendidas pelo Hospital Regional “Magid Thomé”, em Três Lagoas, segundo a arquiteta Ana Paula Thomé Maia, que voluntariamente desenvolveu o projeto da Sala de Amamentação.
“Escolhi cores que simbolizam a marca do Hospital Regional e ao mesmo tempo trazem tranquilidade e sensação de acolhimento. Cada objeto foi pensado para atender às necessidades dessas mães que amamentam, ou precisam extrair leite materno, garantindo conforto e privacidade”, ressaltou Ana Paula, que é neta de Magid Thomé, que dá o nome ao Hospital Regional de Três Lagoas.
O ambiente é refrigerado e dispõe de televisão e livros de histórias infantis, com poltronas e mesa para troca de fraldas e extratores manuais de leite, para mães que precisam armazenar o alimento para bebês que estão internados.
A iniciativa é do Rotary Club Costa Leste, através do presidente do clube, Reinaldo Cândido, que teve a ideia a partir do momento que presenciou uma mãe amamentando o filho, no corredor do Hospital. Cândido ressalta que a união e a solidariedade tornaram possível a execução do projeto. “O Hospital tem uma ala de pediatria, mas não dispunha de espaço adequado e muitas mães tinham que ficar pelos corredores para amamentar os filhos. Daí surgiu a ideia de buscar apoio para ajudar nessa estrutura tão importante”, destacou o presidente do clube.
O investimento total foi cerca de R$ 25 mil e se tornou possível através de doações e parcerias. A empresa Eldorado Brasil também foi parceira e ajudou na aquisição do mobiliário e equipamentos eletrônicos. Segundo Marcelo Martins, gerente – geral industrial da empresa, “cumprir com o papel social é uma das prioridades da Eldorado, e ajudar o desenvolvimento local reflete em benefícios para os próprios funcionários e familiares que residem em Três Lagoas.”