Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, nesta terça-feira (16), por meio da equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti – LIRA referente ao mês de maio de 2023.
Pelo levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (IIP) deste mês é de 2,6%, ou seja, dos 378 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias foram encontrados 10 depósitos positivos em 10 dos imóveis que possuíam focos do vetor.
O Ministério da Saúde, mediante aos critérios de avaliação adotados para o levantamento notou que existem 3 faixas do índice quanto ao extrato do LIRA. Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia, com casos esporádicos; de 1 a 3,9% é considerado um alerta e, a partir de 4%, risco iminente de surto e epidemia.
O Alcides Ferreira, coordenador de Endemias, faz apelo aos cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Recomendamos a população que não deixe água parada em nenhum local. Precisamos continuar contribuindo com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, além dos locais públicos e terrenos baldios”, conclui.
Por Camila Ramires | (Com informações da Prefeitura de Três Lagoas) 17/05/2023