Eliane Freitas
As Unidades de Saúde da Família, da rede municipal de Três Lagoas, começam a oferecer tratamento para pessoas que querem parar de fumar. Antes da mudança, as unidades encaminhavam todos os pacientes para o CEM – Centro de Espacialidades Médicas. Com a reestruturação, os pacientes poderão manter o acompanhamento, no Posto de Saúde mais próximo de onde mora. A Secretaria de Saúde está implantando inicialmente, em 4 postos de saúde de Três Lagoas, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo.
A enfermeira e coordenadora do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Jamila Gomes, esteve em algumas das principais unidades de saúde para dialogar com os profissionais e, juntamente com o enfermeiro Jessé Milanez, capacitou agentes comunitários de saúde. As atividades destacaram o papel essencial desses profissionais na busca, acompanhamento e monitoramento de pacientes em cada região da cidade. Durante o mês de outubro, os agentes participaram de capacitações e rodas de conversa, sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo.
Durante entrevista ao Tribuna Livre dessa quarta-feira (12), a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Carla Tatiane Soares, ressaltou a amplitude do tratamento que o programa oferece ao paciente. “O paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar e, além de medicação, recebem acompanhamento psicológico e terapêutico, e sempre poderá contar com o apoio do programa, mesmo em casos de recaídas”, destacou.
A equipe do Estado desenvolveu palestras nos dias 12 e 13 de novembro, repassaram aos agentes em treinamento, conteúdo técnico, experiências e conhecimentos sobre o combate ao tabagismo. Atividades para sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde que, a partir de agora, vão lidar diretamente com o tratamento de pacientes que desejam parar de fumar.
Inicialmente, o atendimento está disponível nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Interlagos, Vila Piloto, Paranapungá, Nova Três Lagoas e Santa Rita.
No Brasil, 477 pessoas morrem por dia em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
O Programa de Controle do Tabagismo em Três Lagoas visa não apenas a apoiar quem deseja parar de fumar, mas também reduzir os impactos do tabagismo na saúde pública, reforçando uma cultura de cuidado e saúde para a população da cidade. Quem é fumante e deseja participar do Programa deve procurar a Unidade de Saúde da Família de referência em seu endereço e manifestar o interesse em aderir ao tratamento. O Programa será gradativamente descentralizado como forma de estar cada vez mais perto das pessoas de Três Lagoas.
Para 2025, há ainda o planejamento de ações voltadas às escolas, especialmente os jovens de ensino médio. A proposta é trabalhar com eles os malefícios do tabagismo, abordando inclusive o cigarro eletrônico, como forma de evitar que eles iniciem o hábito de fumar.