Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Eliane Freitas
Hoje, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemosul – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul – chama a atenção para uma queda alarmante no volume de doações em todo o estado. Nos últimos 4 anos, segundo levantamento da instituição, as doações registraram uma queda de 8% em Mato Grosso do Sul.
Os dados divulgados pelo Hemosul mostram que no ano de 2019 foram 58.525 coletas de sangue, quatro anos depois, em 2023, as coletas caíram 53.783. Antes da pandemia, 2,2% da população de MS era doadora, depois essa parcela diminuiu, chegando a 1,9% da população do Estado.
A coordenação de relações públicas do instituto alerta que o índice está muito abaixo do que a demanda por sangue no Estado e que é preciso aumentar as doações porque aumentaram os atendimentos de alta complexidade nos hospitais e a quantidade de leitos nos municípios. Toda a demanda por sangue humano, nos hospitais do Estado é atendida por meio do Hemosul, inclusive dos hospitais particulares.
Para atender a essa necessidade, o Hamosul convoca os doadores e quem nunca doou, para procurar uma unidade da instituição e fazer parte desse trabalho que diariamente salva vidas.
Em Três Lagoas, a unidade do Hemosul enfrenta a falta de alguns tipos de sangue no estoque há pelo menos 4 meses e segundo a coordenadora da unidade, Karina Barros, a falta atinge principalmente os tipos O e B (negativo e positivo, e o tipo -A.
A coordenadora ainda ressalta que a média de doares mensal, em Três Lagoas, é de 320 pessoas, um número muito abaixo do que exige a demanda por sangue nos hospitais. Karina Barros ainda destaca que “..o sangue utilizado em cirurgias possui um prazo de validade de 35 dias, no máximo, e as plaquetas, fundamentais em casos graves de doenças como a dengue, tem duração de apenas cinco dias”.
Podem doar pessoas com idades entre 16 e 69 anos, menores devem ter a autorização do responsável legal. Mas a primeira doação só pode ser feita até 60 anos., quem passou dos 60 só pode doar se já é doador recorrente. O Hemosul aceita doadores com peso acima dos 51kg.
Homens podem doar até 4 vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses e mulheres até 3 vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.
Não podem doar pessoas com doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais e convulsões, além de portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como doença de chagas, hepatite, AIDS e sífilis.
Já os voluntários que estejam com gripe ou alergia devem esperar 7 dias, após os primeiros sintomas, para fazer a doação. após estarem curados para doar sangue. Também é importante destacar que alguns medicamentos impedem a doaçã0. Vale ainda lembrar que o voluntário precisa estar bem alimentado para realizar a doação, com alimentos saudáveis a base de frutas e fibras. Já alimentos com excesso de gordura devem ser evitados quando o doador for fazer a doação.
Em Três Lagoas, o Hemosul atende de segunda a sábado das 7h ao 12h, na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, no bairro Colinos. Informações e dúvidas podem ser tiradas pelo número de contato (67) 3522-7959, ou pelo whatsApp (67) 98163-2387