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O turismo em Mato Grosso do Sul teve uma movimentação positiva, no que resulta um aumento produtivo significativo, que gerou cerca de 21,6 bilhões, no último ano. De acordo com dados do Observatório do Turismo de MS.
A plataforma de dados foi lançada no fim do ano passado, após uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). A Matriz Insumo-Produto (MIP-T) foi criada para oferecer análises do setor e direcionar políticas públicas, bem como para servir de base para o setor privado direcionar investimentos.
Segundo as informações apuradas, apontam que a cadeia do turismo gerou compras em diferentes segmentos, e cinco setores tiveram destaque nessa avaliação. Em primeiro lugar aparecem as atividades imobiliárias e para empresas, que movimentaram R$ 5,9 bilhões a partir da visita de turistas.
Na sequência da análise, a pecuária aparece em segundo lugar, com R$ 4,6 bilhões. A agricultura está na terceira posição desse ranking, com R$ 4 bilhões.
Os dados ainda acrescentaram que intermediação financeira, seguros e previdência complementar é outro setor que gerou compras do turismo, com movimentação de R$ 3,6 bilhões.
O transporte terrestre de carga fecha o top 5 dessa análise, com movimento de R$ 3,5 bilhões. Esses números ajudam a materializar as potencialidades que o Estado tem para o turismo, setor que ainda está em desenvolvimento para se consolidar em termos locais.
Os especialistas Milton Augusto Pasquotto Mariani, Andre Sorio e Dyego de Oliveira Arruda, destacam o estado de Mato Grosso do Sul como um relevante destino do turismo brasileiro, pela importância de suas belezas naturais, sobretudo do Pantanal e da Serra da Bodoquena, onde estão localizados os municípios de Corumbá e Bonito.
Além de outras localidades como Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, destacam-se como destinos de atração para o turismo de compras, ao passo que a Capital, Campo Grande, e a cidade de Dourados não devem ser desprezadas como polo do turismo de eventos.
Os responsáveis pela pesquisa reforçam que, além dos destinos existentes, é preciso criar produtos para cativar os turistas, para gerar desenvolvimento e para consolidar esse mercado.
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Por Camila Ramires | 12/06/2023