Redação Difusora
O ninho de uma família de arara-canindé foi encontrado depredado, durante trabalho de rotina da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na Lagoa Maior, nessa quinta-feira. O ninho foi descoberto no começo do mês, em uma das palmeiras, com uma arara e seu filhote.
A palmeira estava completamente aberta, o que é causado pelas próprias araras para criar seus ninhos. Para proteger a família, a equipe da Semea fixou uma espécie de tapume e fechou parte da palmeira.
Nessa quarta-feira, servidores da prefeitura encontraram a palmeira sem a proteção e o ninho com pedras. Próximo ao local, a equipe ainda encontrou o filhote morto. A pessoa que arrancou o tapume, e que possivelmente atirou as pedras para dentro do ninho para espantar as aves, ainda não foi identificada. O município registrou um Boletim de Ocorrência na polícia, e o caso será tratado como crime ambiental.
O secretário de meio ambiente de Três Lagoas, José Mauro De Grande, declarou que “atos como esse são inadmissíveis e demonstram uma total falta de respeito pelo meio ambiente e pela vida das nossas aves. Estamos tomando todas as providências para identificar e punir os responsáveis por esse crime.”