Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Redação Difusora
Estudantes da Escola Estadual “Professor João Magiano Pinto”, o Jomap, participaram de uma série de ações pelo Programa de Aprendizagem Profissional, o PAP, que visa qualificar alunos da rede estadual de ensino para determinadas áreas profissionais, sem afetar o ensino escolar. Eles ainda participaram de uma visita técnica promovida pelo programa e pela equipe da Secretaria de Educação do Estado. Durante a visita, 60 estudantes que concluíram o curso “Formação para o Mundo do Trabalho”, em setembro, receberam o certificado do curso.
Durante as atividades, realizadas em outubro, os estudantes falaram sobre a experiência prática que vivenciam, e, também, ouviram das empresas parceiras, sobre o desempenho dos aprendizes. A agenda foi cuidadosamente planejada para oferecer aos estudantes e à equipe do PAP uma visão ampla das rotinas de trabalho em diferentes áreas, além de aproximar o ambiente escolar do mundo profissional. Os jovens tiveram contato com múltiplas perspectivas de carreira, e com a promoção de aprendizados em setores específicos, da qualificação profissional.
O psicólogo Geovani Vieira Gomes desempenhou um papel essencial durante a visita técnica, ao conduzir dinâmicas participativas e reflexivas, apresentando aos jovens a oportunidade de refletir sobre suas escolhas profissionais, desafios pessoais e sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Segundo a coordenação do programa na Escola Jomap, o suporte psicológico é uma peça-chave dentro do PAP, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, incentivando a resiliência e a criação de estratégias para lidar com a pressão e as responsabilidades da vida profissional futura.
A equipe técnica realizou visitas às empresas e órgãos públicos, com o intuito de mostrar o funcionamento de diferentes setores, enriquecendo o conhecimento da equipe de gestores do programa sobre a rotina e o mercado de trabalho. As ações foram acompanhadas pela diretora Lourdes Neres, juntamente com a coordenadora do PAP, Adriana Rubio, e a professora Márcia Jacometo, da Secretaria de Estado de Educação, SED.
A diretora Lourdes Alves Neres destacou a importância dessa parceria entre a escola e as empresas. “A experiência prática oferece aos nossos alunos uma oportunidade única de vivenciar o cotidiano profissional, preparando-os melhor para os desafios que enfrentarão no futuro.”
Adriana Rubio, coordenadora do PAP, destaca o impacto transformador na vida dos estudantes, ressaltando que “o Programa de Aprendizagem Profissional tem um papel fundamental na formação de cidadãos mais preparados para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade”.
A advogada Márcia Jacometo contribuiu com orientações jurídicas, oferecendo uma perspectiva valiosa sobre os direitos e deveres no ambiente profissional, tanto para os estudantes quanto para as empresas parceiras e equipe do PAP local.