Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e cinco estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro). O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma comemoração no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.
Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para celebrar o líder e fortalecer mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil, também reforçando as lideranças atuais. “É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo”, afirma. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.
Todos os anos a Coordenação Nacional de Entidades Negras organiza no dia a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares, que a cada edição enfoca temas diferentes relacionados às lutas e interesses da comunidade negra.
Em Três Lagoas a data foi comemorada em diversos segmentos: no dia 17 de novembro o Centro de Referência Esportiva (CRE-TL) realizou um evento alusivo ao Dia da Consciência Negra; no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aconteceu a 12ª edição da Semana da Consciência Negra, com o tema “O protagonismo e a diversidade negra na sociedade”. O evento aconteceu nos dias 16 e 19 de novembro; no dia 19 de novembro a Kasa do Mateus recebeu a cantora Alba Lessandra, que se apresentou na festividade em alusão também ao dia da Consciência Negra.
A data, assim como outros temas, levanta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.