Redação Difusora
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Vila Alegre ficará fechada até às 12h desta quarta-feira (13), por problemas com a fiação elétrica que teve parte do sistema furtada. O crime ocorreu na noite de domingo (10) para segunda-feira (11) e apesar do incidente, a unidade conseguiu manter o atendimento na segunda-feira e na manhã desta terça-feira (12).
No entanto, devido à impossibilidade de utilização de computadores e ar condicionado, somado à complexidade dos reparos, a unidade suspendeu as atividades ao final dos atendimentos desta manhã.
De acordo com a SMS, o furto afetou o funcionamento de diversos sistemas da unidade, que, mesmo operando parcialmente, enfrentou dificuldades para realizar serviços de rotina que dependem de equipamentos eletrônicos. A decisão de fechar temporariamente a unidade foi tomada para garantir que os reparos necessários sejam realizados de maneira eficiente e para garantir o conforto e a qualidade do atendimento aos pacientes e profissionais.
A Secretaria reforçou ainda que os atendimentos programados estão sendo reagendados, e quem precisar de atendimento neste período, deve procurar outras unidades de saúde. Equipes da prefeitura estão acompanhando o caso, junto da Polícia, para apurar as situações do furto e coordenar a manutenção da estrutura elétrica danificada.
No final de outubro, outro serviço essencial foi afetado por furtos de fiação. O Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ficou sem serviço telefônico pelo 192, duas vezes em menos de uma semana, após registros de furto de fios telefônicos no sistema de fornecimento, na região do Samu.