Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nove servidores da área da saúde de Três Lagoas participaram da Amostra “Aqui tem SUS”, que ocorreu na semana passada, dia 11 de Abril. Uma delas foi a enfermeira Fernanda Nery, que ganhou primeiro lugar na oficina Imuniza SUS, por meio do projeto de Declaração de Vacinação Atualizada (DVA).
Nery explica que a DVA surgiu de uma parceria entre a Secretária de Saúde e da Educação, em 2022, em que foi implementado o requisito da declaração no momento da matrícula em escolas, esta na qual é emitida nas unidades básicas de saúde após a conclusão das vacinações.
Em exemplo a necessidade de ações deste tipo, Fernanda comenta que o solicitado pelo ministério da saúde é de 95% de cobertura de vacinação em crianças menores de dois anos. No entanto, está não vem sendo a realidade no país, que apresenta número baixos, representando um risco a saúde dos pequenos.
A enfermeira relata que durante todo o ano são realizadas campanhas de vacinação dentro das escolas, no entanto, o procedimento estabelecido pelo requerimento da DVA nas matrículas apresentou os melhores resultados.
“É uma iniciativa da central da imunização, vimos que durante os meses de matrícula havia maior procura pelos pais, percebemos que era necessário passarmos para outros munícipios essa estratégia que deu cero” – Fernanda Nery, enfermeira.
Outro ponto abordado, foi a Capacitação Continuada que ocorre a cada 6 meses em Três Lagoas, em vista de instruir a equipe a respeito das campanhas e métodos novos. Devido a conquista dos prêmios, dois trabalhos irão para a Amostra Nacional “Aqui tem SUS”, em Porto Alegre (RS).
Letícya Guimarães.