Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As negociações para a implantação do Porto Seco em Três Lagoas, tramitam há alguns anos, mas atualmente, está saindo do papel. Estudos vem sendo realizados pela Receita Federal para a confirmação da viabilidade econômica desta instalação no munícipio.
Segundo a Diretora de Planejamento Econômico e Controle Urbanístico, Cristiane Duarte, em 2019 se iniciaram as tratativas com o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, em relação ao Porto Seco que faz parte de um macroprojeto de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
No entanto, ainda não foi concluído o estudo de viabilidade, mas o cenário é positivo. Visto que já existem critérios favoráveis, como a disponibilidade de uma área doada de aproximadamente 100 mil m², localizada na saída de Campo Grande com acesso aos dois modais de transporte, rodoviário e ferroviário.
Ao ocorrer a liberação pela receita, a expectativa é de que o Porto Seco estimularia as exportações e importações por parte das indústrias, seu funcionamento abrangeria toda a região, na qual, não precisaram esperar na fila de outros portos, como o de Santos.
O Porto Seco possibilita maior rapidez, agilidade e economia no desembaraço fiscal da mercadoria, o que resultaria em maiores exportações. “O porto seco na região trairia essa facilidade maior para as exportações.” – explica Cristiane Duarte.
Além de estimular outras áreas que servirão de apoio para o porto, como logística, transporte, postos de abastecimento, serviços para veículos, depósitos, armazéns. “Com certeza esse importante empreendimento para o município aumentaria ainda mais as vagas de emprego na região.” – comenta a diretora.
Letícya Guimarães.