Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Conselho Tutelar realizou 649 atendimentos somente nos primeiros 4 meses de 2024, em decorrência de denúncias contra os direitos das crianças e adolescentes. Negligências e omissões em relação aos dependentes no ambiente familiar estão em primeiro lugar na lista, seguidas por crimes de violência sexual.
“Isso mostra que nós estamos vivendo uma situação social na qual os pais não querem abdicar de seus prazeres e não cumprem suas responsabilidades em ser pai e mãe” – Paulo Coelho, Vice – Coordenador do Conselho Tutelar.
Paulo pede aos pais o devido cuidado com as crianças e adolescentes. E ressalta que o Conselho Tutelar age em prol da garantia de direitos desses jovens e não contra os responsáveis, “É necessário tirar essa visão de que somos o bicho-papão”.
As estatísticas mostram que atualmente a maioria dos atendimentos de abusos e tentativas de assédio são intrafamiliares. Coelho explica que tornou-se quase um mito o homem que fica à espreita para abusar de crianças, que grande parte dos casos de abuso infantil são de familiares da vítima e ocorrem dentro de casa.
No entanto, as ocorrências mais comuns são de violência social ou comunitária, os maus-tratos. Como exemplo disso, o conselheiro comenta o crescimento de casos de recém-nascidos sendo agredidos por pais durante brigas.
Há três casos recentes envolvendo CEIs (Centro de Educação Infantil) do município, um a respeito de um suposto abuso sexual por parte de um docente. Assim como outros dois casos de maus-tratos, um em uma criança que se encontra no espectro do autismo, e o último ocorrido nesta semana, possui agravante de racismo, e a docente já foi afastada.
Letícya Guimarães.