Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
por Fábio Jorge
A assessoria de comunicação do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas emitiu o balanço de atendimentos de diversas naturezas ocorridas no período de 16 de agosto a 16 de setembro de 2024.
O dado mais alarmante foi a quantidade de incêndios em vegetação registrados apenas nestes 30 dias. Somando 42 ocorrências atendidas, os incêndios tiveram um aumento de 82,61% neste ano, comparado ao mesmo período em 2023, com 23 atendimentos.
Conforme o Tenente CB Cândido Reinaldo, este montante é a soma das ocorrências em área urbana, rural florestal e nos municípios vizinhos, onde o grupamento local também presta atendimento.
“Ainda enfrentamos a falta de consciência das pessoas que propositalmente colocam fogo em mato, lixo e outros, sem se preocupar que uma única faísca ao vento pode causar um incêndio devastador. Neste tempo seco que enfrentamos, a saúde humana, animal e todo o ecossistema estão ameaçados por esta irresponsabilidade”, comentou o tenente.
No último sábado (14), um incêndio de grandes proporções na zona rural florestal entre Castilho e Andradina-SP causou a interdição da Rodovia Marechal Rondon, devido à quantidade de fumaça que estava prejudicando a visibilidade dos motoristas. Por mais de 2 horas, o trânsito ficou interrompido nos dois sentidos.
Embora todos os órgãos de proteção, poder público e organizações não governamentais (ONG’S) reforcem campanhas e ações de conscientização e prevenção, os incêndios e queimadas estão acontecendo com mais frequência. Além de comprometer o meio ambiente, as doenças respiratórias trazem grande preocupação ao sistema de saúde, devido ao número de atendimentos nas unidades do Município.
ACIDENTES DE TRÂNSITO
Em segundo lugar, o relatório também coloca em alerta a quantidade de acidentes de trânsito, sendo 37 ocorrências de diversas naturezas no período. No ano passado, foram 33 acidentes registrados entre 16 de agosto a 16 de setembro.