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Black Friday: Procon alerta para grandes promoções e muitas armadilhas

Por Eliane Freitas

Excelentes ofertas, descontos incríveis e muitas armadilhas esperam o consumidor nesta “sexta-feira” de grandes promoções no comércio, em todo o país. A exemplo do modo capitalista do Tio Sam, a Black Friday é promovida todos os anos, na última sexta-feira de novembro, abrindo a temporada da renovação de estoque e propagandas atrativas de grandes lojas e marcas que disputam o cliente, oferecendo descontos que podem chegar a 50%, 60% e até 70%.

Mas nem todas as lojas conseguem baixar preços sem acumular prejuízos, segundo o diretor do Procon de Três Lagoas, Jurandir Viana. Mas muitas não querem ficar de fora e precisam competir com grandes empresas do comércio físico ou digital. O diretor do Procon – TL alerta que o consumidor deve estar atento às propostas de descontos, porque neste período surgem muitas reclamações de falsas ofertas e manobras para induzir o consumidor às compras e levá-lo à acreditar que está fazendo um ótimo negócio. Mas nem sempre é por aí.

Viana destaca que “o consumidor precisa pesquisar os preços nas lojas físicas e na internet, e acompanhar o valor do produto que ele pretende comprar durante este período, para comparar e ver se o desconto divulgado é real ou a armadilha do preço dobrado, onde muitos comércios oferecem descontos que acabam sendo o valor normal do produto. Se houver provas de que o comerciante está manipulando a venda, o cliente pode levar a denuncia ao Procon e a empresa ficará sujeita a multa.

O  Procon – TL ainda alerta que os cuidados com o pós compra devem começar na hora de escolher o produto. Para as compras online, em que o consumidor não tem contato direto com o produto, o direito de arrependimento pode ser essencial durante a Black Friday.

“O direito de arrependimento vale até 7 dias após a compra de um produto online. O consumidor tem o direito de devolver o produto e receber o dinheiro de volta”, explica o presidente do órgão de defesa do consumidor. Nas compras em lojas físicas, o consumidor precisa questionar as regras do comércio sobre trocas e devoluções, já que muitos lojistas não costumam abrir estas possibilidades durante as grandes promoções, como na Black Friday.

São desde promoções maquiadas a golpes bem elaborados. É importante que o consumidor fique atento e escolha comprar em lojas conhecidas. E o mais importante: nunca fornecer os dados pessoais. Veja as situações mais comuns, segundo o Procon – TL:

  • Mudança de preço no carrinho
    Verifique se o preço final a pagar em uma loja virtual corresponde ao valor apresentado na hora da compra.
  • Frete mais caro que o produto
    Verifique o preço do frete de uma compra online e avalie se realmente vale a pena pagá-lo. Vale a pena também checar o prazo de entrega antes de concluir a compra.
  • Pedido cancelado pela empresa
    A loja cancela a compra depois do pagamento, mas ainda fica com os dados pessoais do consumidor.
  • Links falsos
    Golpistas enviam links maliciosos (malware) via e-mail e/ou redes sociais para sites falsos que capturam dados pessoais e financeiros. Evite clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais em geral.
  • Perfis e sites falsos
    Golpistas criam páginas e perfis em redes sociais muito parecidos com os de marcas conhecidas para enganar o consumidor. Verifique se a página onde você irá comprar é idônea e se o endereço do site contém “https” no início.
  • Golpe do Pix
    A vítima recebe uma transferência de dinheiro feita por engano e é solicitada a devolver o valor. Depois, o golpista alega fraude, aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para recuperar o valor inicial e ainda fica com a quantia devolvida pela vítima, dobrando seu lucro.
  • Boleto falso
    Golpistas emitem boletos fraudulentos – em vez de pagar por um produto em uma loja, você estará transferindo dinheiro para os criminosos. Confira sempre os valores e o destinatário de qualquer pagamento, seja transferência bancária, boleto ou Pix.

O Procon de Três Lagoas esclarecer dúvidas e recebe reclamação pelo número de telefone (67) 3929-1820, e atende presencialmente na rua Orestes Prata Tibery, número 1762, no bairro Jardim Primaveril.

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