Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O banco de leite no Hospital Auxiliadora torna-se uma realidade para 2024, com a abertura após 7 anos de negociações. Isso decorre da necessidade de atender à UTI neonatal, inaugurada em 2022.
Atualmente, a UTI atende 10 municípios da região, porém possui apenas 12 leitos. “É uma necessidade da região que tenhamos pelo menos 20 leitos para atender Três Lagoas e região”, afirma Thiese Calderon, gestora materno-infantil.
Ao iniciar o funcionamento do banco de leite, Calderon explica que suas propriedades nutritivas auxiliarão em uma recuperação mais rápida desses bebês, o que levará a uma diminuição do tempo de internação. “O leite materno funciona como uma vacina, um remédio poderoso”, pontua Thiese.
O hospital disponibiliza uma sala para extração do leite materno, para que as mães possam doar para o próprio filho, especialmente para bebês que estão com sondas ou em condições que os impeçam de amamentar.
“Inclusive, na semana passada, tivemos três partos gemelares, todos prematuros. Fazíamos o método canguru, era lindo ver aquelas três mães cada uma com seus dois bebês amamentando”, comenta a gestora materno-infantil.
O plano materno-infantil será implementado em 2024 no hospital, com a abertura do UCINCo e UCINCa, que funcionarão como leitos intermediários. Atualmente, a unidade conta apenas com 2 leitos para gestantes de alto risco em funcionamento, mas serão abertos mais 10, juntamente com o banco de leite.
Letícya Guimarães.