Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Escola Estadual Professor João Magiano Pinto (JOMAP) vem sendo destaque em competições de xadrez desde 2021, quando um aluno iniciou nas competições e obteve a conquista de medalhas nos anos subsequentes.
Atualmente, Carlos Eduardo, de 13 anos, se destaca no JETs ao conquistar o primeiro lugar. Ele diz que as expectativas para enfrentar o estadual estão altas e pretende chegar ao nacional neste ano. O aluno observa que, por meio da dedicação, é possível conquistar os títulos.
Seguido por Emily de Souza, de apenas 12 anos, que é vice-campeã do município na categoria feminina. Os dois conquistaram uma vaga no campeonato estadual. Ela relata que pratica o esporte todos os dias, mesmo nos dias que não há treinamento na escola.
A diretora da instituição, Lourdes Nery (Lurdinha), relata os benefícios que o xadrez traz para os jovens, como o raciocínio lógico, aprender a lidar com frustrações, aprender técnicas e resiliência. “Eles criam essa casquinha para aprender a lidar com os desafios da vida.”
Outro ponto abordado pela diretora é a reforma geral na qual a escola foi contemplada, em que os alunos e professores serão realocados por um ano, até a conclusão desta grande reforma.
Letícya Guimarães.