Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Redação Difusora
Na última sexta-feira, 24 de janeiro, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que reuniu especialistas, gestores, representantes da sociedade civil e a comunidade para discutir soluções voltadas à sustentabilidade e preservação ambiental no município.
O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com uma programação abrangente que incluiu palestras temáticas e discussões em grupo, resultando na definição de propostas importantes para o futuro da cidade.
Eixo Temático 1: Mitigação
Propostas aprovadas:
Incentivar a piscicultura, por meio da criação de alevinos, como compensação das empresas pelos impactos nos corpos hídricos, semelhante ao modelo da CESP.
Plano de valorização de áreas verdes em espaços públicos (parques e corredores verdes), através do Incentivo à vegetação rasteira e arborização urbana.
Eixo 2: Adaptação Climática e Preparação para Desastres
Propostas aprovadas:
Criação do Plano Municipal de Contingência com monitoramento e identificação de áreas de crise (parceria com universidade), incluindo políticas para prevenir, identificar e mitigar desastres, criação de comitês de crise com funções definidas, além de campanhas educativas para preservação ambiental e redução de possíveis desastres.
Participação da comunidade para criação de Núcleos de Defesa Civil em bairros e Núcleos rurais.
Obs. Como houve apenas duas propostas, ambas foram aprovadas em plenário.
Eixo Temático 3: Justiça Climática
Propostas aprovadas:
Reestruturar a legislação dos conselhos do meio ambiente a fim de equilibrar a representatividade entre a sociedade civil, setor público, privado e fomentar a organização de fóruns e grupos de trabalho de discussões técnicas profundadas que antecedem as deliberações.
Revisar as diretrizes urbanísticas no que tange a infraestrutura do município com vistas ao impacto do meio ambiente nas unidades de conservação, agricultura familiar urbana e periurbana e tombamento do patrimônio urbanístico.
Obs. Como houve apenas duas propostas, ambas foram aprovadas em plenário.
Eixo 4: Transformação Ecológica
Propostas aprovadas:
Elaborar leis que incentivem a criação de corredores ecológicos na cidade de Três Lagoas.
Adotar cestos para retenção de resíduos grosseiros em todas as bocas de lobo.
Eixo 5: Governança e Educação Ambiental
Propostas aprovadas:
Criar ciclos de palestras e oficinas comunitárias sobre questões socioambientais, e estabelecer parcerias entre municípios, associações e cooperativas para ações de educação ambiental não formal.
Criar um fórum municipal de educação, dentro desse fórum, formar um grupo de trabalho focado em educação ambiental para a criação do plano municipal de educação ambiental.
Resultados e próximos passos
A conferência reforçou o compromisso de Três Lagoas com a sustentabilidade e a participação cidadã. As propostas aprovadas serão incorporadas ao planejamento municipal e servirão como base para políticas públicas futuras. “Estamos construindo um futuro mais verde e responsável para nossa cidade, com a participação ativa da população e de especialistas na área ambiental”, destacou o prefeito Cassiano Rojas Maia.