Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Dia Mundial de Combate à Asma, é celebrado para chamar a atenção na importância do cuidados com a doença, que não tem cura.
O que é Asma?
A asma é uma doença respiratória, também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, considerada uma doença pulmonar obstrutiva crônica. O desenvolvimento e a gravidade da condição estão associados a diversos fatores como ambientais e genéticos.
Levando em consideração os pontos ambientais, estão relacionados a poeira, ácaros e fungos, variações climáticas e infecções virais, principalmente, causada pelo vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente.
Com relação aos aspectos genéticos, é considerado o problema de saúde em que incluí um histórico familiar de asma ou rinite e obesidade.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são dificuldade de respirar, chiado seguido de aperto no peito, respiração curta e rápida.
E esses sintomas podem piorar durante a noite, nas primeiras horas da manhã ou em decorrência de algum estimulo externo, sendo exercício físico, exposição aos fatores ambientais, dentre outros.
Existe uma prevenção para a asma?
Para quem é asmático não existe uma cura, porém, é possível controlar e prevenir crises com a realização de algumas medidas.
Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado manter o ambiente limpo e evitar acúmulo de sujeira ou poeira, não fumar, manter uma alimentação saudável, beber bastante água, praticar exercícios regularmente e manter o peso ideal.
Além disso, tomar a vacina contra a gripe, se agasalhar na época do frio e tomar sol regularmente para manter os níveis adequados de vitamina D também são ações preventivas.
Tratamentos
Quanto ao uso de medicamento é realizado de acordo com a necessidade, no intuito de aliviar a crise e prevenir a sua ocorrência, contudo, o mais importante são as medidas de higiene do ambiente, vacinas para alergia e uso de medicamentos se for preciso.
Estamos juntos nesta luta.
Por Camila Ramires | 02/05/2023