Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Henrique Ferian
Três Lagoas (MS) – Grupo Difusora de comunicação marcou presença no lançamento do livro da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, realizado na ultima sexta-feira (05), na capital sul-mato-grossense. A obra, que tem caráter autobiográfico, é muito mais do que um relato político: é uma narrativa de derrotas transformadas em aprendizado, escrita para inspirar especialmente os jovens e as mulheres brasileiras.
Em sua fala durante o evento, Simone Tebet destacou que o livro nasce do desejo de mostrar que as maiores vitórias de sua trajetória política vieram justamente das derrotas. “Acho que o grande objetivo do livro é mostrar que foi através das minhas derrotas que portas foram abertas. As pessoas olham para mim e pensam: ‘Ah, ela teve oportunidade’, mas eu cheguei onde cheguei porque tive coragem de enfrentar, mesmo quando sabia que ia perder”, afirmou.
Com título “Voo das Borboletas” —, o livro tem como missão soprar asas de coragem na juventude, principalmente nas mulheres, incentivando a ousadia, a resiliência e a persistência diante dos desafios.
Simone relembrou momentos emblemáticos de sua carreira política, como quando foi a primeira mulher prefeita e reeleita de Três Lagoas, sua cidade natal, depois vice-governadora de Mato Grosso do Sul, e mais tarde a primeira mulher a se candidatar à presidência do Senado em 200 anos de história. Mesmo sabendo que seria derrotada, sua candidatura gerou frutos inesperados, como a criação da liderança da bancada feminina no Senado Federal.
“Eu atirei no que vi e acertei no que não vi”, resumiu, ao explicar como sua atuação abriu espaço para mudanças estruturais e mais representatividade feminina na política nacional — incluindo a atuação decisiva das mulheres na CPI da Covid-19.
A ministra também relembrou com emoção o momento em que assumiu o Ministério do Planejamento e Orçamento em 1º de janeiro de 2023, tornando-se a primeira mulher sul-mato-grossense a ocupar a pasta. “Eu cuido do orçamento público, tenho a chave do cofre da União nas mãos — e é uma sul-mato-grossense que está lá. Isso me orgulha demais.”
Muito ligada às raízes familiares e à religiosidade, Tebet homenageia no livro os dois pilares de sua vida: o idealismo político herdado do pai, Ramez Tebet, e a fé ensinada pela mãe. “Sou o que sou por causa desses dois mundos. Meu pai me ensinou a servir, e minha mãe me ensinou a ter empatia e compaixão. ”
O evento em Campo Grande foi um dos mais emocionantes da agenda de lançamentos da ministra, que já passou por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Durante o encontro, Simone compartilhou ainda uma história comovente: o depoimento de uma jovem que desistira de viver, mas que encontrou forças ao assistir a um vídeo seu durante a campanha presidencial de 2022. “Ela me disse que resolveu dar mais uma chance à vida e hoje passou em um concurso, está noiva e vivendo um novo futuro. Isso é política: tocar vidas, mesmo sem saber.”
A Difusora FM acompanhou de perto esse momento e registrou a emoção da ministra e do público presente. A obra, cujos direitos autorais foram doados integralmente por Simone Tebet, tem como missão ser acessível financeiramente, para alcançar o maior número possível de leitores.
Com uma linguagem acessível, reflexiva e inspiradora, o livro promete ser uma leitura transformadora — especialmente para quem busca força para recomeçar.
Confira a reportagem e se inscreva no canal da Difusora FM no YouTube: