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O serviço de TeleUpa foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde e se tornou uma inovação no atendimento de telemedicina. O objetivo é agilizar o atendimento de casos leves e não urgentes. O serviço permite que o paciente realize um pré-cadastro através de um link, onde é feita triagem, sem sair de casa, para verificar se o motivo da busca pelo serviço atende aos requisitos, que incluem casos classificados em duas categorias: Azul (sem queixas, não agudos, simples e seguros) e Verde (casos leves).
Desde o seu lançamento em 09 de setembro até a última sexta-feira, dia 25, o TeleUPA tem mostrado resultados promissores. De acordo com o relatório emitido pela empresa responsável pela manutenção do serviço, foram realizados 1.364 atendimentos até a semana passada, sendo 732 mulheres e 632 homens, com predominância de pessoas entre 20 a 29 anos de idade e uma média diária de 35 pacientes. O tempo médio de espera foi de 18 minutos, desde o cadastramento pelo QRCode até o início do atendimento, enquanto o tempo médio de atendimento foi de 09 minutos, desde o momento em que o médico chama o munícipe para a videochamada até a finalização da consulta.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h45, para pessoas a partir de 13 anos de idade, exceto gestantes. Para a realização da consulta, é necessário que o cidadão possua uma conexão de internet estável. Dependendo do quadro do paciente, o atendimento pode ser direcionado para o formato presencial.
A secretária da SMS, Elaine Fúrio, destaca a importância desse serviço: “O TeleUPA veio para transformar a maneira como atendemos casos leves e não urgentes. Com ele, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, reduzindo a espera e proporcionando mais conforto aos nossos pacientes. Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora e pretendemos continuar aprimorando esse serviço.”
SATISFAÇÃO DOS PACIENTES
Dos 1.286 atendimentos realizados, 401 pacientes responderam à pesquisa de satisfação. Dentre esses, 365 avaliaram o serviço positivamente, 16 ficaram neutros e 20 não gostaram, resultando em uma taxa de 86% de satisfação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a iniciativa continuará a ser desenvolvida e aprimorada para melhor atender à população. Para mais informações ou dúvidas pelo telefone 67 9250-8759.