Redação Difusora
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas está promovendo a coleta de lixo eletrônico, na cidade, em parceria com a ONG Programando para o Futuro.
A ação é para incentivar moradores a fazerem a destinação correta de materiais eletrônicos.
A partir desta quarta-feira (30), todos podem levar materiais, como pilhas, TVs, teclados, geladeiras e micro-ondas, ou qualquer outro material eletroeletrônico para o ponto de coleta localizado na entrada da Feira Central.
O ponto de coleta vai funcionar das 8h às 18h, e ficará na entrada da feira até sexta-feira (01).
Duas unidades de ensino de Três Lagoas estão com pontos para a coleta de materiais trazidos por professores, pais e alunos. Os pontos internos ficam nas escolas Sesi e IFMS, até esta quarta-feira (30).
A ONG Programando para o Futuro ficará responsável pela triagem e separação dos materiais, buscando reparar ou reconstruir equipamentos eletrônicos para doação. Itens que não puderem ser consertados serão destinados de maneira adequada.
Segundo dados da ONU, Organização das Nações Unidas, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. O país foi advertido no primeiro relatório sobre o tema, emitido pela organização, que alertou sobre o fato do Brasil não ter nenhuma estratégia para lidar com o fenômeno.
Cada brasileiro descarta, em média, 0,5 kg de lixo eletrônico por ano. Atualmente, o Brasil produz 2.4 bilhões de quilos de lixo eletrônico todos os anos e por isso ocupa a quinta colocação na lista mundial de países que mais geram esse tipo de resíduo. E poderia ser muito mais, pois pesquisas mostram que 85% dos brasileiros têm em casa algum aparelho que não usam e não sabem o que fazer com ele.
Semana do Lixo Zero.
Além da campanha de coleta de lixo eletrônico, a SEMEA também deu início à Semana do Lixo Zero, uma ação essencial para sensibilizar a população sobre a redução e reaproveitamento de resíduos. As atividades começaram com uma oficina de materiais reutilizados para a construção de armadilhas contra o Aedes Aegypti, realizada na Escola Estadual Don Aquino Correa, com a participação de duas turmas de estudantes. Participaram ainda das ações estudantes do 5º ano na Escola Municipal Olyntho Mancini.
Nesta quarta-feira (30), estudantes da Escola Municipal Eufrosina Pinto, realizam uma limpeza no Córrego do Onça, que passa atrás do colégio. E na quinta-feira (31), a campanha realiza uma oficina de materiais reutilizados para armadilhas de Aedes Aegypti na Escola SESI.