A criança de 1 ano e 10 meses que morreu devido a complicações provocadas pela varicela, popularmente conhecida como catapora, no último sábado (3), estava com a vacina tetraviral (sarampo. caxumba, rubéola e varicela) atrasada há 7 meses.
A informação é do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), que recebeu a criança na noite do dia 31 de julho. Inicialmente, ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento, com febre e lesões vesiculares pruriginosas. Lá, foi medicada com antibiótico e encaminhada para o Hospital.
“Na admissão do Humap, em exames de imagem, foi identificado pneumonia grave. A criança faleceu devido a complicações provocadas pela varicela”, diz nota do Hospital.
Saiba: A catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões na pele, que se apresentam nas diversas formas e acompanhadas de coceira.
Por se tratar de uma doença altamente infecciosa, o Hospital Universitário adotou o bloqueio sanitário preconizado pelo Ministério da Saúde, que inclui medidas como:
- Investigação de casos suspeitos do agravo e casos secundários no hospital, nas Unidade de Pronto Atendimento, residência e creche;
- Levantamento dos contatos suscetíveis em ambiente hospitalar, Unidade de Pronto Atendimento, residência e creche;
- Bloqueio vacinal (hospital, UPA, residência e creche);
- Orientações e monitoramento de aparecimento de novos casos nos próximos 21 dias.
Retorno das mortes após três anos
Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, Campo Grande não registrava mortes pela doença desde 2021. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), haviam sido registrados 110 casos naquele ano.
No ano seguinte, houve queda no número de casos, com 71 notificados. Em 2023, os registros voltaram a subir, com 111 casos.
Desde janeiro deste ano, a Capital já soma 83 casos da doença.
Correio do Estado