Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No período de seis meses Mato Grosso do Sul registrou uma redução de 29,94% na fila de espera para os que esperam por algum tipo de benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dados do relatório de transparência elaborado pelo Ministério da Previdência Social (MPS) apontam que em novembro de 2023, 23.355 pessoas aguardavam atendimento previdenciário, enquanto em maio deste ano, 16.363 estavam na fila.
A redução foi de 6.992 no período de seis meses, considerando os dias úteis no período de seis meses (126 dias) foram, em média, 55 beneficiários que saíram da fila no período.
Divulgado, desde julho do ano passado, o boletim estratégico traz informações detalhadas referente aos requerimentos que tramitam no sistema previdenciário do País, contudo, o sistema foi atualizado até mês novembro de 2023, com retorno dos dados regionais sendo disponibilizados somente em maio de 2024, e que, mesmo diante de solicitações feitas pelo Correio do Estado junto aos órgãos competentes não houve retorno. Portanto, para efeito de comparação foram considerados os últimos dados disponibilizados.
Em análise ao cenário de diminuição expressiva da fila que vinha enfrentando uma crise com aumento no número de processos que chegavam a esperar até um ano para serem analisados, o advogado previdenciário Kleber Coelho avalia a mudança como positiva. “Agora a entrada é dada exclusivamente via on-line no sistema ‘Meu INSS’ e precisa ter a senha do gov.br, o que vem dando celeridade”, justifica.
Correio do Estado