Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o fim da greve, representantes do Sindicato dos Professores (Adufms), apresentaram o novo calendário acadêmico com retorno de aula, com início na segunda-feira, 1º de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A reunião com os representantes do Sindicato com o reitor Marcelo Turine, ocorreu na terça-feira (25), na UFMS. Ao todo foram nove semanas de paralisação, no dia 20 de junho, a Adufms, acatou a proposta do Governo Federal, e suspendeu a greve.
Conforme ofício entregue à Reitoria, a reposição equivalente ao primeiro semestre de aulas (2024/1), caso seja aprovada terá início em 1º de julho, com a conclusão do semestre no dia 31 de agosto.
Deste modo, serão repostas as nove semanas de paralisação. Com relação ao período letivo de inverno a Adufms, protocolou o documento com o calendário letivo de inverno de 2 a 28 de setembro.
Cristiano Vieira e Maria Ligia Macedo e Maria Ligia Macedo, pró-reitores de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, dispuseram um calendário que contempla direito tanto de docentes que aderiram à grave quanto os que seguiram trabalhando.
As cerimônias referentes a colação de grau do primeiro semestre seguem mantidas ainda para agosto.
“Por decisão do Conselho Universitário, o calendário letivo foi mantido em 2024, permitindo que os professores, técnicos e estudantes continuassem suas atividades. Agora, com o encerramento do movimento grevista, e com base nessas diretrizes elaboradas pela Administração Central, baseadas em flexibilização e respeito, a proposta deve ser discutida e apreciada nos Conselhos de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação”, disse Turine.
A UFMS, agendou reuniões extraordinárias com conselhos para analisar a tomada de direção para prosseguir com as atividades após o fim da greve. Turine, reforçou que o diálogo segue aberto para sugestões seja com membros do sindicato ou estudantes.
Correio do Estado.