Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Três Lagoas recebeu o Título Internacional do programa Trees Cities of the World, das 34 cidades do Brasil em Gestão em Arborização. Criado em 2019, o programa é resultado de uma parceria entre a Arbor Day Foundation, dedicada ao plantio de árvores pelo mundo, e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), organização da ONU ligada à erradicação da fome.
Este título prestigia as cidades que têm a melhor gestão de sua arborização urbana, não diretamente relacionado à quantidade de árvores, mas sim a como a cidade as organiza. O biólogo André Villar explica os cinco pré-requisitos necessários para participar e comenta que até o ano passado, Três Lagoas se enquadrava somente em quatro.
O primeiro requisito era que o município possuísse um órgão responsável, neste caso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA). O segundo, é possuir uma legislação a respeito do manejo e organização. Na sequência, o terceiro passo era o inventário, que foi concluído em 2023, por meio de satélites com imagens de alta resolução.
O quarto era requerido um orçamento disponibilizado pela Prefeitura destinado ao meio ambiente, englobando a manutenção da secretaria, assim como do viveiro e da equipe de manutenção. Por último, exigia-se a celebração da árvore, que ocorrem todos os anos em eventos alusivos ao Dia da Árvore, em 21 de setembro.
“Eu tenho muito orgulho de fazer parte da equipe, não é um título de uma só pessoa, é toda uma gestão que acreditou em nosso trabalho, é um título de uma cidade toda” – André Villar, biólogo da SEMEA.
Ao redor do mundo, somente 200 cidades foram contempladas. André ressalta que Três Lagoas é a segunda cidade do estado que foi contemplada com este título; a outra cidade reconhecida em Mato Grosso do Sul foi a capital, Campo Grande.
O projeto “Adote uma Árvore” auxiliou nesta conquista pelo prêmio, contanto como uma iniciativa na qual o munícipe pode entrar no site da prefeitura e realizar o cadastro. Um dos únicos requisitos é que o imóvel esteja localizado em uma rua pavimentada.
Além disso, é realizado um estudo sobre o cenário urbano, que leva em consideração postes e a forma das calçadas, para determinar qual a melhor espécie para o local antes do plantio.
Letícya Guimarães.