Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, terça-feira, ressalta-se a importância de integrar as pessoas no espectro autista em grupos sociais, promover a inclusão em vista de esclarecer o tema para a sociedade.
De acordo com a presidente da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Três Lagoas), Aldeneide Alves, este dia é fundamental para conscientizar a sociedade sobre a existência dos autistas e a necessidade de combater o preconceito em relação a eles. “O dia que a gente conscientiza a sociedade que o autista existe e não pode ficar dentro de casa”
Além dos desafios sociais enfrentados pelos autistas, o cuidado com eles demanda uma rede de apoio, o que muitas vezes sobrecarrega as famílias. Alves compartilha sua experiência de cuidar sozinha de seu filho adolescente, de 19 anos, que requer nível 3 de suporte. “O autismo não tem nada de bonito, é cansativo, exaustivo, é bem difícil.”
A presidente relata as dificuldades enfrentadas desde o diagnóstico do filho aos 5 anos até a busca por auxílio em tratamentos, no qual passou a receber somente nos últimos 3 anos.
Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização, será realizada uma caminhada no sábado, 6 de abril, às 8h30, partindo da praça central Senador Ramez Tebet, para a qual todos os moradores de Três Lagoas estão convidados.
Letícya Guimarães.