Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Campo Grande vai distribuir cerca de 8 mil doses de vacina contra a dengue para outros estados brasileiros, conforme informou a secretária municipal de Saúde (Sesau) ao Correio do Estado. A medida é um pedido do Ministério da Saúde, devido à baixa procura da vacina no município.
De acordo com a Sesau, Campo Grande recebeu 24 mil doses, mas apenas 9009 crianças e adolescentes, com idade entre 10 a 14 anos, foram vacinados da primeira dose, o que representa 15% do público-alvo.
“Estamos seguindo uma solicitação do Ministério da Saúde que recebeu as primeiras remessas da vacina. Essas doses serão enviadas para outros estados que ainda não receberam e assim evitar perda da vacina”, esclareceu a Sesau.
Ainda conforme a Sesau, a devolução das vacinas com vencimento até o dia 30 de abril não afeta o esquema vacinal daqueles que receberam a primeira dose. A segunda dose é aplicada após 60 dias da primeira aplicação da vacina Qdenga.
Com cerca de 20% da população brasileira vacinada, o Ministério da Saúde planeja redistribuir as 668 mil doses de vacinas contra a dengue, com vencimento até 30 de abril, para os 154 municípios do país nas próximas semanas. A quantidade destinada aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul ainda não foi divulgada
Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, o que for encaminhado será “emprestado” e reposto pela pasta federal depois, com doses com data de vencimento mais distante.
A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que emitiu uma nota informando que está avaliando, junto com os 79 municípios, a possibilidade de disponibilizar doses de vacinas contra a dengue para outros estados.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informa que está avaliando a solicitação do Ministério da Saúde junto aos 79 municípios do Estado. E em caso de viabilidade, as vacinas serão enviadas por meio de permuta com acordo de devolução das mesmas doses pelo Ministério da Saúde. A SES/MS explica que na próxima semana deverá emitir um parecer final sobre o assunto.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, as doses serão enviadas para municípios que atualmente lideram o número de casos da doença.
Os estados que estão em alerta vermelho para a doença são: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além deles, São Paulo, que registrou mais de 100 mil casos em 2024.
Ensaios técnicos de 80% de imunização
Conforme os ensaios técnicos realizados após duas doses de Qdenga, foram apresentados uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose aplicada.
A vacinação em massa que é desenvolvida pela é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e que acontece no município de Dourados que está vacinando pessoas entre 4 a 59 anos de idade, é realizada pelo laboratório Takeda.
Correio do estado.