O mês de março é marcado por diversas datas comemorativas que impulsionam o comércio local, como o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste ano em uma sexta-feira (08), e também a Semana Santa, que precede a Páscoa, marcada para o dia 31 de março.
Em uma entrevista concedida à rádio Difusora, Sueide Torres, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas, compartilhou suas expectativas positivas em relação às vendas para o período da Páscoa entre os comerciantes. Segundo ele, a Páscoa, além de ser uma celebração religiosa, tende a impulsionar o consumo devido às reuniões familiares e retiros espirituais.
O período da Quaresma, caracterizado por penitências e abstinências para os católicos, também chega ao fim, havendo um aumento na procura por peixes, já que muitos optam por não consumir carne vermelha e bebidas alcoólicas durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.
De acordo com Sueide, estudos apontam um aumento de 16% na procura por ovos de Páscoa em 2024 em comparação com o ano anterior, além de uma previsão de maior quantidade adquirida por pessoa. Cerca de 50% dos entrevistados afirmaram que comemoram a Páscoa.
No dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor, e Sueide alerta os comerciantes sobre a importância de oferecer um bom atendimento, pois os clientes escolhem estabelecimentos com base nesse critério, não apenas pela intenção de compra.
Após os feriados religiosos, em 12 de maio, ocorre o Dia das Mães, uma das datas de maior venda do ano. O presidente destaca a preparação do comércio local para esse período, ressaltando a diversificação das opções comerciais em diversos bairros da cidade, o que evita a necessidade de deslocamento até o centro.
“Nós estamos nos equiparando às cidades vizinhas maiores. Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, está se destacando como uma metrópole em ascensão e tem potencial para oferecer uma gama diversificada de produtos e serviços”, afirma Sueide Torres.