Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Visando a qualificação permanente para formação de novos conciliadores e mediadores judiciais, além de oferecer um atendimento cada vez melhor às pessoas que buscam soluções autocompositivas para seus conflitos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud), realizou o 36º curso presencial de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais.
Do curso, ministrado pela instrutora Andreia de Lima Duca Bobadilha, nos períodos matutino e vespertino, participaram 11 alunos que cumpriram as 40 horas-aula do módulo teórico. O conteúdo oferecido possibilitou a imersão dos alunos nos conceitos teóricos e nas boas práticas da conciliação e da mediação por meio de simulações, dando oportunidade a todos de compartilhar suas experiências e esclarecerem dúvidas sobre a aplicação prática das técnicas autocompositivas.
O juiz Vinícius Pedrosa Santos, diretor do Foro da comarca de Três Lagoas, deu as boas-vindas aos alunos e agradeceu a dedicação de todos. “Quero externar minha gratidão ao Des. Ruy Celso por atender nossas demandas e liberar, pela segunda vez neste ano, o Nupemec para vir até Três Lagoas ministrar mais um curso presencial, e aos alunos pelo empenho na busca por novos conhecimentos no campo das soluções autocompositivas”.
Além da etapa teórica concluída nesta semana, os alunos terão um ano para finalizar o módulo prático de 60 horas-aula, que é composto por 30 audiências reais e uma supervisão para, enfim, se tornarem conciliadores e mediadores judiciais.
Essa é segunda turma do ano em Três Lagoas e a 10ª vez que a cidade é contemplada com a formação de profissionais autocompositivos, sendo em 2015, 2016 e 2018 com o Curso de Conciliação e Mediação presencial, em 2020 com dois de Conciliação on-line e em 2021 com mais dois de Conciliação on-line e um de Conciliação e Mediação on-line, resultando na capacitação de 155 pessoas no município. E também é a 10ª capacitação para formação de conciliadores e mediadores judiciais deste ano realizada pela parceria do Nupemec com a Ejud, que preparou 133 novos profissionais no módulo teórico, em diversas cidades do Estado, neste ano.
O Nupemec, coordenado pelo Des. Ruy Celso Barbosa Florence, é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a realização de cursos de formação de conciliadores e mediadores judiciais, conforme a Portaria nº 15/2018, da Enfam. Esse reconhecimento possibilitou entregar capacitações mais efetivas para a realidade sul-mato-grossense e, neste ano, a meta do Nupemec é oferecer, em parceria com a Ejud, o módulo teórico a 164 alunos de todo o Estado, assim como oferecer mais 48 vagas em cursos de atualização de procedimentos para mediadores e conciliadores que já atuam.
Da Redação/Por Lia Kosta